Com a adesão do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro, em ato realizado na quarta, 25/4, todo o Brasil passou a contar com a versão digital da carteira de motorista. Até aqui, desde as primeiras CNHs digitais, emitidas em outubro de 2017, pelo menos 110 mil motoristas optaram pelo documento pelo smartphone.
O Serpro, que desenvolveu o sistema de segurança por QR Code, batizado Lince, usado nas CNHs, diz que os estados que possuem o maior número de motoristas com carteira digital são Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo, que somam juntos mais de 63 mil documentos eletrônicos emitidos.
As carteiras digitais são opcionais e, por enquanto, gratuitas na maior parte dos estados, segundo o Serpro. O aplicativo tem o mesmo valor jurídico que a carteira impressa e possui itens de segurança, como mencionado QR Code e senha de acesso, que buscar garantir autenticidade ao documento e reduzir fraudes.
A CNH Digital pode ser utilizada pelos motoristas que já possuem a versão mais recente da carteira em papel, com um QR Code na parte interna.
Para obter o documento eletrônico é preciso baixar o aplicativo no celular ou tablet, disponível gratuitamente na Google Play e App Store. É preciso, porém, ir pessoalmente ao Detran registrar o documento – a não ser quem tem certificado digital, caso em que é possível resolver pela internet.