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BY PROFª. DRª. YEDA OSWALDO

Ingratidão: quando as pessoas acham que têm direito às coisas.

Antes de mais nada, a gratidão é uma virtude moral, um relevante, saudável e positivo aspecto do desenvolvimento humano.

É valorizada por todos os povos e em todas as culturas. Ela existe quando reconhecemos que alguém prestou um benefício, um auxílio ou um favor ou que provocou alguma situação positiva em relação à nós.

Pesquisas da Psicologia Positiva revelam que pessoas que sentem-se agradecidas são mais carinhosas, alegres e entusiasmadas.

Notavelmente, a família, os amigos, os parceiros e outras pessoas do seu relacionamento relatam que elas são mais extrovertidas, mais otimistas e mais confiáveis.

Pessoas verdadeiramente gratas não são passivas ou bobas, pelo contrário, elas são ativas e possuem muita força de vontade.

Ainda na Psicologia Positiva,gratidão é uma força pessoal. Ela faz parte da Virtude “Transcendência” que mostra conexão com algo maior que nós mesmos. Significa ser consciente e grato pelas coisas boas que acontecem e investir tempo em expressar agradecimentos.

Ser grato é uma opção. Quem não a escolhe, prefere a ingratidão.

Certamente, você que está lendo esse artigo já se deparou com pessoas ingratas na sua vida.

A Ingratidão

ingratidão é considerada pelos maiores estudiosos do mundo, a mais terrível, inatural e maléfica atitude de um ser humano.

A pessoa ingrata tem o senso de ter direito e de merecimento.  Com efeito, acha-se importante, é arrogante, egoísta, vaidosa, necessita ser admirada. Logo, acredita que os outros têm constante obrigação para com ela, mesmo que não tenham. 

Por isso, ela não tem consciência do bem, favor ou graça recebida. Pelo contrário, ao conquistar o que desejava, faz questão de apagar a página da vida onde consta o nosso auxílio quando mais precisou. E finge que ninguém a ajudou a alcançar o sucesso.

E uma das razões pelas quais as pessoas odeiam umas às outras é o fato de não serem reconhecidas nem valorizadas pelos seus empenhos e esforços.

Apesar de tudo que recebem, os ingratos não dizem nem ao menos “obrigado”.  São incapazes de reconhecer o empenho e as energias despendidas quando precisaram de outras pessoas.

E muitas vezes, elas não percebem sua própria natureza ingrata. E continuam sendo ingratas vida afora

Os Malefícios da Ingratidão

São várias as consequências negativas da ingratidão. Ela causa uma dor emocional e psicológica imensa.

Nossa autoestima fica abalada, ficamos arrasados, como se não tivéssemos valor e significássemos nada para aquela pessoa. Sentimo-nos usados e tolos; desapoiados e desrespeitados.

E naturalmente perdemos a motivação para auxiliar ou apoiar a pessoa novamente.

Isso vale tanto na área pessoal quanto no trabalho. Quando um colaborador não é reconhecido, ele perde o entusiasmo e a motivação e logo pensa: “Se a empresa não reconhece meu valor, por que devo me sacrificar por ela?

Da mesma forma, o gestor que demonstra gratidão a seu funcionário e esse não lhe dá valor, também se sente impelido a não valorizá-lo novamente.

Em ambos os casos, ocorre um círculo vicioso. A pessoa não faz porque não é reconhecida e o líder não valoriza porque a pessoa é ingrata. Rompe-se o contrato psicológico, sendo a ingratidão a causa subjacente de muitas demissões.

Por outro lado, praticar excessivamente a gratidão também é nocivo.

Excesso de Gratidão

Apesar da ingratidão ser um problema, o excesso de agradecimento também é. Exagerar na gratidão pode deixar as pessoas desconfortáveis.

Nos e-mails, equivocadamente, a palavra “atenciosamente” foi substituída por “gratidão”.

Entretanto, ao pronunciarmos ou escrevermos essa palavra indiscriminadamente, banalizamos o seu uso e não indicamos o que realmente é valioso e importante para nós.

Podemos parecer falsos.

Finalmente, quando entendemos e nos colocamos na perspectiva do outro, temos mais probabilidade de expressar gratidão pelas ações dessa pessoa.

Agradeça todas as vezes que alguém fizer algo bom por você. Essa atitude fará você sentir-se bem consigo mesmo e facilitará sua conexão e o relacionamento com as demais pessoas.

Finalmente, talvez seja necessário perdoar as pessoas que são ingratas conosco. Isso traz a verdadeira cura interior.

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PROFª. DRA. YEDA OSWALDO

Doutora em Psicologia, Mestra em Educação, Psicóloga Positiva. Docente de Pós-Graduação. Cofundadora do Instituto ISI INFINITY. É pesquisadora, palestrante, escritora de assuntos relacionados à psicologia, liderança, gestão de pessoas e negócios. Master Coach e Mentora especialista em atendimentos a executivos, magistrados, médicos e pessoas de negócios. Credenciada e homologada pela Mercedes-Benz Brasil e Daimler AG (Alemanha) para atender gerentes, gerentes seniores e vice-presidentes.

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