Saber conectar-se com os outros e desenvolver relacionamentos são habilidades indispensáveis em ambientes competitivos
Quando você está em um ambiente altamente competitivo, talento e inteligência são requisitos indispensáveis. Para se destacar, é importante saber como se conectar com os outros e desenvolver relacionamentos. Nada substitui uma personalidade carismática.
O autor de Pense e Enriqueça – um dos livros mais vendidos em todos os tempos –, Napoleon Hill, escreveu sobre os hábitos das pessoas mais agradáveis em seu ensaio Desenvolvendo uma personalidade agradável, publicado na coleção A ciência do sucesso.
13 coisas que pessoas mentalmente fortes não fazem
Ele apresenta alguns passos para ter uma “personalidade de um milhão de dólares” explicando que foi a postura encantadora do magnata do aço Charles M. Schwab que, no final do século XIX, transformou um simples trabalhador num renomado executivo com salário anual de 75 mil e bônus frequente de um milhão de dólares – uma quantidade enorme para a época.
O chefe de Schwab, o lendário empresário Andrew Carnegie, disse a Hill que “o salário anual era pelo trabalho de Schwab, mas o bônus era por aquilo que ele, com a sua cativante personalidade, podia levar os outros a fazer”.
Aqui estão os doze hábitos que Hill identificou como os hábitos das pessoas que são tão cativantes que fazem os outros sair do seu caminho para ajudá-las.
- Desenvolver uma atitude mental positiva e permitir que os outros vejam e sintam isso
É fácil ceder ao cinismo, mas quem escolhe ser positivo se prepara para o sucesso e tem uma melhor reputação.
- Falar sempre de maneira disciplinada, em tom amigável
Os melhores comunicadores falam de forma livre e confiante, o que dá à sua voz um som agradável. Se a ideia de falar em público já aterroriza você, pratique até que a experiência de se apresentar a uma multidão já não pareça desagradável. É tudo uma questão de repetição.
- Prestar muita atenção à pessoa com quem se conversa
Usar uma conversa como uma oportunidade de dar uma palestra a alguém “pode alimentar o ego, mas nunca atrai as pessoas, nem faz amigos”, diz Hill.
- Manter a compostura em qualquer circunstância
Uma reação exagerada a algo positivo ou negativo pode dar uma má impressão. Hill avisa: “Lembre-se de que o silêncio pode ser mais eficaz que as suas palavras irritadas”.
- Ser paciente
“Lembre-se de que palavras e atos nos momentos adequados pode dar a você uma boa vantagem em relação a pessoas impacientes”, escreve Hill.
- Manter a mente aberta
Quem se fecha a certas ideias e se rodeia apenas de pessoas que pensam parecido desperdiçam não só oportunidades de crescimento pessoal como chances de crescer na carreira.
- Sorrir ao falar com outras pessoas
Hill diz que o maior patrimônio do presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt foi o seu “sorriso de um milhão de dólares”, que permitiu que as pessoas baixassem as guardas durante a conversa.
- Saber que nem todos os seus pensamentos precisam ser expressados
As pessoas mais agradáveis sabem que não vale a pena ofender as pessoas expressando todos os seus pensamentos, mesmo que sejam verdadeiros.
- Não procrastinar
A procrastinação dá a entender que você tem medo de agir e é, por isso, ineficiente, segundo Hill.
- Fazer pelo menos uma boa ação por dia
Os melhores construtores de relacionamentos ajudam os outros sem esperar nada em troca. O professor Adam Grant os caracteriza como “doadores”: segundo ele, são pessoas capazes de construir relações muito mais fortes e frutíferas do que aquelas que veem contatos profissionais como um jogo de soma zero.
- Aprender com os fracassos, em vez de lamentá-los
As pessoas costumam admirar quem se levanta do fracasso, e não quem chafurda nele. “Expresse a sua gratidão por ter crescido em sabedoria, o que não teria acontecido sem essa derrota”, diz Hill.
- Agir como se a pessoa com que se conversa fosse a mais importante do mundo
As pessoas mais agradáveis usam as conversas como uma oportunidade de aprender sobre a outra pessoa e dar-lhe uma oportunidade para falar.
- Elogiar os outros de maneira autêntica e sem exageros
“Elogie as boas características dos outros, mas não elogie quem não merece nem carregue muito as tintas”, indica Hill.
- Ter alguém confiável que aponte as suas falhas
Pessoas de sucesso não fingem ser agradáveis: elas são agradáveis porque se preocupam com a sua conduta e com a sua reputação, segundo Hill. Ter um confidente que possa ser completamente honesto com você favorece o seu crescimento.
Com informações de Business Insider